Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

quinta-feira, agosto 10, 2006

E sonho tem cheiro? – uma história de chá, de camomila

Existe sonho com cheiro? Porque eu me lembro de já ter sonhado com cor, em preto e branco, com som, mudo, com pessoas que eu conheço e com outras que eu nunca vi, lugares que eu conheço, outros que eu nunca nem pensei em ir, mas eu não me lembro, uma vez sequer, de ter sonhado com cheiro.

Lembro de uma vez, um dos sonhos mais marcantes da minha vida, em que uma jibóia gigante, amarela diga-se de passagem, tinha enrolado todo o meu corpo e estava prestes a me esmagar e eu gritava e gritava, mas não saia voz alguma. Acordei praticamente gritando também, tamanho era o desespero.

E outra vez em que sonhei com pausa para os comerciais? Calma, o sonho não se interrompia para uma “palavra dos nossos patrocinadores”. Eu simplesmente acordava, lembrava do sonho, fazia xixi ou bebia água e quando eu adormecia, o sonho simplesmente continuava do ponto em que tinha parado! Impressionante! Passei a noite inteira fazendo isso! Mais interrupções do que filme em horário nobre.

E quando você sonha com pessoas que você conhece, lugares que você conhece e todos eles simplesmente não são como deveriam ser? Sua casa não se parece com a sua casa de verdade, nem está no endereço onde deveria estar. Seus amigos ou familiares pensam, falam e agem como seus amigos e familiares de verdade, com a diferença que eles não se parecem em nada com suas lembranças do mundo real. Alguém me explica porque isso acontece?

Incrível é quando você sonha com alguém, principalmente alguém que você não vê há muito tempo e esse encontro é tão real, mas tão real, que quando você acorda, tem a nítida sensação de que aquilo realmente aconteceu.

Quando eu era criança, meus sonhos preferidos eram aqueles em que você está caindo. Sabe aqueles onde você tropeça e cai, ou se joga de uma montanha alta e, antes da queda, você acorda no susto e ainda dá um chutinho? Então, esses mesmos. Morria de medo de tê-los, mas por outro lado, adorava quando eles aconteciam.

Atualmente, me contento quando eu consigo lembrar dos sonhos. Não sei o que acontece, mas raramente eu lembro do que sonhei. Essa semana tive um sonho engraçado. Sonhei que estava numa festa, com praticamente todas as pessoas que conheço, inclusive pessoas que eu vi só uma vez na vida. Cada vez ia aparecendo mais gente. Estávamos numa fazenda eu acho, fazia muito frio, estava todo mundo encapotado, mas só eu estava de vestido, pulando de um lado para outro. Quando eu acordei, parecia tão real... Sei lá, Freud explica.

Mas voltando ao objetivo desse devaneio sem propósito algum, é possível sentir cheiro em um sonho? Meus conhecimentos sobre a anatomia/fisiologia/psicologia humana são muito limitados e eu não faço a mais vaga noção se para isso existe uma resposta científica, ou uma resposta, qualquer que ela seja, mas um simples SIM ou NÃO já me faria muito feliz.

Porque por mais que a minha memória seja excepcionalmente olfativa, não me lembro, uma única vez sequer, em que tive um sonho aromatizado. Tentarei prestar mais atenção daqui para frente. Enquanto isso, se alguém aí souber se isso é possível ou não, por favor, me responda, de repente eu posso tentar ter um desses também.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

sonhos sao a minha vida dormindo. Nao vivo sem eles, ainda que eu queira. Muito bons quando, por exemplo, sao praticamente um filme de coisas q vc gostaria de viver. Mas na maior parte das vezes eu gostaria apenas de dormir...

13 agosto, 2006 19:49  
Anonymous Anônimo disse...

Olha, eu tenho algumas lembranças de sonhos com cheiros. Inclusive um último que tive estes dias em que sonhei com um ex-colega de trabalho lindo com quem já trabalhei numa empresa e não via a muitos anos. Sonhei que ele me abraçava e beijava e eu sentia o cheiro dele. E deu-se que acordei bem nessa hora e incrivelmente o cheiro dele estava também ao meu redor no meu quarto! Sei lá o que foi aquilo... hehehe...

04 abril, 2008 21:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial