Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

quarta-feira, agosto 09, 2006

Vida com trilha sonora – uma história de chá, com melodia

A minha vida tem trilha sonora, a de vocês não tem? Eu acordo de manhã cedo e sempre tem uma música tocando na minha cabeça. As vezes não é a música mais agradável do mundo, muitas vezes é alguma música bem irritante, daquelas que grudam, que não param de tocar no rádio e que você ouviu uma única vez e ainda por cima por acaso, já decorou e ela faz parte das suas piores lembranças que vivem vindo à tona.

Bem, tendo acordando e precisando desesperadamente me livrar da música irritante na minha cabeça, eu ligo o itunes. Sim, no computador. Porque é impossível falar de música, atualmente, sem que ela esteja no seu itunes, ipod, mp3 player, ou celular. Os cds são objetos obsoletos e que ocupam espaço demais. E eu que ainda vivi na época das fitas K7 e do vinil... Bom, eu ligo o itunes e escolho uma música. Essa escolha varia muito com o meu humor. Porque apesar de você acordar todo dia, invariavelmente, faça chuva ou faça sol, isso não significa que você acorde sempre se sentindo a mesma coisa. E para mim, isso ainda é mais importante, porque meu humor determina a trilha sonora do dia, que pode ir de total suicida com Portishead, até ultimate gay com George Michael. Bem, depois de selecionada a trilha sonora do banho + café da manhã, eu saio de casa. Não sem antes conectar o fone de ouvido ao meu celular e, desta vez, deixar a escolha da faixa nas mãos do deus do shuffle, (incrível como na maioria das vezes ele consegue adivinhar ou sentir o meu humor). Feito isso, eu finalmente saio de casa.

No trabalho, repito o ritual, ligando automaticamente o itunes. Nunca satisfeita com a minha atual seleção de músicas, mesmo que isso signifique quase 40 gigas de memória dos mais diversos mp3s, eu saio pela internet buscando novas fontes, novas idéias, novos produtores, novos singles, novas faixas. Quando estou sem paciência, tempo, ou motivação para garimpar novos campos, mas mesmo assim não quero ouvir nada que esteja na minha library, recorro a uma quase infinita lista de rádios virtuais, que sempre me fornecem algo de útil e me acalmam até que a monotonia me obrigue a efetivamente procurar algo novo.

Sendo assim, algum tempo depois, munida da devida motivação, saio acessando os sites usuais, que logo me levam a sites estranhos, que me levam a sites mais estranhos ainda até que, esgotada e satisfeita por ter aspirado a mais recente bagagem musical, eu volto a fazer o que estava fazendo, sem antes é claro, selecionar o novo playlist da vez que, provavelmente, no dia seguinte, já não vai me soar tão novo assim, obrigando-me a percorrer todo esse caminho mais uma vez. Não que isso não me agrade, muito pelo contrario.

Tendo finalizado a trilha sonora da manhã, da tarde e já pensando na da noite, eu volto às ruas com meu celular sob a desatenta escolha do meu fiel companheiro shuffle. À noite, você nunca sabe o que pode acontecer. Cinema, amigos, festas, ou simplesmente casa. Não importa. A trilha sonora passa, então, a ser interativa. No cinema, ela depende do bom gosto, inspiração e boa vontade do produtor musical e/ou compositor. No bar/balada/festa, ela depende do dj/coleção de cds/itunes/ipod dos organizadores. E durante o trajeto até qualquer um desses lugares, depende de você, dos seus amigos ou do motorista do táxi/ônibus/etc.

Não importando a fonte, ou qualquer que tenha sido a trilha sonora da noite, para mim é quase impossível chegar em casa e não ligar o computador, baixando o que quer que eu me lembre da seleção tocada onde quer que eu estivesse anteriormente. Sendo ela a trilha sonora de um filme alternativo, ou o novo set de um dj, eu sempre tenho algo novo anotado para fazer download. E lá vou eu, mais uma vez, ligar o computador, o itunes e recomeçar o ciclo, até que o novo dia amanheça.

Ah, para saber um pouco do que rola no meu itunes, entre: http://www.last.fm/user/kelzitha/

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Kel,vc que é toda entendida de música, me responde: por que sempre as músicas mais toscas é que grudam na cabeça da gente??

10 agosto, 2006 10:17  
Anonymous Anônimo disse...

vai ver pq elas sao todas feitas de melodias e letras simples, repetitivas e obvias...

10 agosto, 2006 12:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial