Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

terça-feira, agosto 07, 2012

São Paulo é uma questão de gestalt – uma história de chá, fora de foco


A luz dourada abrilhanta as folhas verdes.
O céu anil contrasta em destaque.
O vento movimenta a cena, acompanhando o ritmo da melodia que ouço.
Enquanto isso, a crosta de poluição no horizonte me desgasta.

São Paulo é uma questão de gestalt.

Existe beleza. Existe tristeza. Existe poesia. Existe concreto.
Cada um vê o que quer. Do jeito que quer. Quando quer.
Os invisíveis nas calçadas.
O lamento silencioso dos rios.
O desespero nos escritórios.
A solidão de árvores raquíticas e uns tantos ipês.

E como ficam belos os ipês no outono tropical.
De longe parecem ramalhetes de flores secas.
Rosas, roxas, amarelas. Incandescentes.
No quadro. Meu quadro. De fundo azul de brigadeiro.

Aqui, cada um pinta o que quer.
Cada um colore ou descolore como acha.
Mesmo que o cinza impere.
Mesmo que a indiferença prevaleça.
Mesmo que a enganação seja rainha.

Eu escolho o que quero ver hoje.
Provavelmente não é o que gostaria de ver amanhã.
Eu me engano. Da mesma forma que sou enganada diariamente.
E fecho os olhos. E tento não ouvir.
E quando abro, me esforço para ajustar o foco novamente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial