Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

quarta-feira, setembro 26, 2012

O instinto de sobrevivência e a nossa relação com o dinheiro - uma história de café, e apenas isso


A gente faz qualquer coisa para se manter vivo. No desespero, bebe xixi, corta o braço fora, supera alguma fobia.

A gente também faz qualquer coisa pelo dinheiro. É claro que, como dizem, cada um tem seu preço, mas pagando bem, que mal tem?

Acho sim que os dois estão relacionados. Principalmente levando em consideração o modo que vivemos hoje em dia. Dinheiro significa sobrevivência e, muitas vezes, no sentido mais literal da palavra.

E para garantir meios para sobreviver, encara-se, ou acostuma-se com praticamente qualquer coisa. Horas no trânsito, maus tratos, dores físicas, esperas angustiantes, danos morais, desvios éticos e tudo mais que você ou outras pessoas fariam por dinheiro, inclusive o que é considerado errado.

Acredito que, antes da ganância, o ser humano deseje o dinheiro por sobrevivência. Para cuidar de si e da família, para se manter vivo neste plano. Entretanto, sobreviver não é o bastante. É preciso viver, exibir e vencer. Vencer sempre. E é aí que a coisa desanda.

Para mim, é o instinto de sobrevivência que nos faz lutar contra a inércia e ir atrás do dinheiro. Porém, é o instinto de dominação que nos leva a fazer o que for para ter sempre mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial