Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Auto-Ajuda from Hell – um texto de chá, de narciso

Arrogância, Prepotência e Ambição. A tríade para uma vida verdadeiramente autêntica, nada dessa hipocrisia de falar uma coisa e fazer outra. Sim, assim mesmo, na lata. Abrindo o texto, introduzindo o assunto, dando margem para todo e qualquer tipo de discussão. Agora que já fui agressiva o suficiente, faz-se justo me justificar.

Você quer que as pessoas acreditem no que você diz ou faz? Não tem outro jeito, precisa de um pouco de arrogância. Por pior que seja a merda que você está dizendo, por mais descabida que seja a idéia que você está propondo, se você disser com convicção o suficiente e for apenas arrogantemente preciso em seus argumentos, todo mundo vai acreditar em você. E não só acreditar, apoiar, seguir e oferecer todo tipo de suporte.

Não adianta, humildade não está com nada. Se você não se expõe, você não é visto e se você não é visto, não é ninguém. Sempre usando a mesma teoria da árvore que cai no meio da floresta, se ninguém viu, não aconteceu. Se você não se portar como 50% a mais do que você é, ninguém vai acreditar em 50% menos do que você poderia ser. Ser prepotente não é simplesmente se achar o dono da verdade, é se portar com tamanha confiança, que as pessoas passam a acreditar em você.

E por último, desde quando pensar pequeno levou alguém à algum lugar? Você acha que Moisés teria chegado ao seu destino se não acreditasse que poderia facilmente abrir o Mar Vermelho? Não importa o que você queira, sempre planeje muito mais do que um dia você possa vir a alcançar. Assim, se no fim da jornada, você tiver chegado ao meio do caminho, com certeza já vai ter sido muito mais do que você chegaria se tivesse ficado grudado à pequenice de sua idéia inicial. A ambição move o mundo. É preciso sonhar e sonhar bem longe se você almeja se mover. Se você vai chegar onde deseja, isso é um mero detalhe. A parte importante é que sem esse impulso inicial gigantesco, você nunca chegaria a se mexer.

Agora, porque essa trilogia do mal faria com que você, cidadão do bem, que faz trabalho voluntário, ajuda as velhinhas a atravessarem a rua e ainda contribui para a caixinha de Natal do prédio, tivesse uma vida verdadeiramente autêntica? Porque simplesmente você iria parar de fazer as coisas para os outros, para que as pessoas vissem, comentassem e elogiassem, inflando o seu ego, e começaria a fazer as coisas simplesmente para você. Não quero aqui transformar ninguém em nenhum monstro repugnante, só peço um pouco menos de hipocrisia.

Não precisa xingar o cobrador do ônibus, bater no lixeiro e atropelar o vendedor de bala no farol. Não, muito pelo contrário. O que eu penso é que se você acha que algo deveria ser diferente, se verdadeiramente você acha que poderia ser melhor, então efetivamente faça alguma coisa. Use sua arrogância para convencer os outros de que a sua é uma boa idéia, use a sua prepotência para coordenar um grupo realmente ativo e use a sua ambição para planejar algo grandioso, alcançando, no fim, resultados cujos efeitos possam ser realmente sentidos.

Agora, a teoria não se aplica apenas na tentativa de mudar o mundo, claro que não. Essa era apenas a minha resposta para os hipócritas mais radicais. Se você quer somente viver a sua vida melhor, simplesmente aplique a mesma teoria. Arrogância para ser fiel ao que você acredita, sinceramente conhecendo as suas vontades, prepotência para agir de acordo com os seus ideais, e ambição para transformar projetos em realidade. Prometo, a felicidade está bem longe do fim do arco-íris.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

minha vida mudou! ainda bem que li a tempo...ninguém me segura na apresentação do meu trabalho! uhuu
:D

09 dezembro, 2006 14:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial