Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

quarta-feira, novembro 29, 2006

E quanta saliva desperdiçada – uma história de café, frio

Eu definitivamente não acredito em consenso, muito menos em unanimidade. Toda vez que as pessoas tentam conciliar opiniões diferentes sai merda. Primeiro porque ninguém fica satisfeito, segundo porque a decisão escolhida é sempre um híbrido mutante, um frankstein de gostos e vontade diferentes, com nenhuma afinidade entre si a não ser seus opinadores.

Discutir ponto de vista é uma coisa, agora ter que chegar a uma conclusão comum e que ainda agrade a todos é utopia. Isso simplesmente não existe. Felizmente as pessoas têm opiniões e gostos diferentes e deveriam se sentir felizes e orgulhosas por isso, ao invés de perder tempo tentando convencer os outros da mesma coisa, ou discordando da teoria alheia.

Pensa só, se todo mundo agisse igual, pensasse igual, gostasse igual, odiasse igual e reclamasse igual, seria absolutamente impossível de convivermos uns com os outros. Que graça teria conversar com alguém que gosta de tudo o que você gosta, concorda com tudo o que você diz e não te surpreende com nenhuma sugestão bizarra?

Odeio quando as pessoas resolvem fazer reuniões para “decidir coisas”. Não tem essa de decidir coisas em conjunto, principalmente quando a decisão em questão ainda inclui o que supostamente outras pessoas estariam pensando acerca daquilo que será decidido. Se já é difícil entrar num acordo com as nossas opiniões, como ainda pode-se querer adivinhar como um outro alguém de fora pensaria?

Quando é um grupo de pessoas pensando em conjunto algo novo, até tudo bem. A coisa é bem mais possível, se bem que leva horas até se chegar a um senso comum. Agora, quando todo mundo já tem um conceito muito bem formado na cabeça, a discussão é inútil e leva a lugar algum. Uma perda de tempo, paciência, bom humor e disposição.

Admiro as pessoas que se esforçam para tentar chegar a um meio termo, alcançar uma suposta alegria e contentamento coletivo, mas cá entre nós, nada nunca é perfeito, vai ter sempre alguém reclamando que a idéia original era melhor, que fulano não tinha nada que ter metido o bedelho e que sicrano só dá pitaco inútil. O melhor mesmo é discordar de tudo, fazer cara de descontentamento e colocar lenha na fogueira. E no final de tudo, quando a galera estiver subindo nas tamancas e discutindo o indiscutível, apenas sair de ladinho e dar risada de tanta barulheira.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

vc é má...rs

03 dezembro, 2006 01:42  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial