Chá ou Café?

Chá. Chá preto, chá verde, chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo.... para reunir os amigos, para conversar, para viajar... Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... ........................................... Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite. Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão. Histórias do dia a dia, teorias de 2 segundos, pirações mais terrenas...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Telemarketing, que o diabo lhe carregue – uma história de café, com gerúndio

A invenção dos serviços de telemarketing só pode ter sido obra do diabo. Um dia, fulano que vendia tapeware de porta em porta estava dormindo calma e tranquilamente, quando teve uma visão, ou sonho, talvez pesadelo: e se, ao invés de bater de casa em casa oferecendo meus fabulosos potes de luxo, eu não ligasse para meus clientes e para os não-clientes também, oferecendo condições especiais de pagamento e serviços esplêndidos em conservação de alimentos? Obviamente, isto não veio de nenhuma mente sã. Foi implantado pelo tinhoso em pessoa ou alma, ou animal, na cabecinha oca do pobre infeliz. E desde então, fez-se o caos.

É claro que, aqueles desprovidos de senso de humanidade, compaixão, auto-respeito e vergonha alheia adoraram a idéia, implantando esse maravilhoso sistema para a venda de quase tudo a que se tem conhecimento.

Um vendedor que te liga às 8 horas da manhã de um sábado chuvoso simplesmente não pode estar bem intencionado. E isso nos leva a outra questão: que intrigante força faz com que os atendentes de telemarketing sempre liguem nos horários mais inapropriados para se telefonar à alguém? Novamente, isso só pode ser obra do demo. Quem mais avisaria o pobre funcionário, preso à sua baia incômoda, seu telefone incansável e seu microfone ridículo, de que aquela é a pior hora possível para se ligar à alguém e concluindo a tarefa naquele momento exato, seu fracasso será garantido?

É claro que o operador de telemarketing está apenas fazendo seu trabalho, ele não tem nada especificamente contra VOCÊ. O problema é que o trabalho dele é muito chato e pior, o trabalho dele chatopracaralho inclui você na equação. Na maioria das vezes, o supra citado atendente nem entende direito o que está vendendo, fica só lá lendo e relendo a mesma folha estúpida com um discurso asqueroso transbordando em gerúndios grotescos e, frustradamente, poucas vezes consegue superar a barreira da primeira página, já que ninguém suporta mais conversar com o(a) mocinho(a) do telemarketing.

O que nos leva a mais uma pergunta deveras pertinente. Você conhece alguém que se convenceu de algo numa dessas conversas de venda forçada por telefone? Você já, alguma vez, se deixou convencer por alguma dessas artimanhas? Então porque é que as empresas continuam insistindo nesse tipo de serviço? Não é possível. Não conheço ninguém que goste de receber telefonemas desse tipo, que tenha paciência de conversar com atendentes robotizados e muito menos que não consiga dispensar o pobre infeliz em poucos segundos de não-conversa. Então como é que sempre tem um atendente de telemarketing descobrindo o seu número telefônico, invadindo a sua privacidade e não se conformando que você definitivamente não está nem um pouco interessado no novo lançamento revolucionário que vai mudar a sua vida mas você nem vai sentir a diferença?

Fica óbvio, então, que tudo não se passa de uma grande brincadeira. Chacota, pegadinha. Não existe nada para ser vendido, os vulgo-atendentes telefonam direto de outra dimensão e a única e exclusiva função desse fantástico serviço é te atazanar até a exaustão, ou seja, apenas mais uma das diabruras do coisa ruim, belzebu, aquele de quem não falamos o nome.

Frente a essa nova constatação da realidade, passo então a adotar uma nova linha de atitudes a serem tomadas quando surpreendida por uma dessas gracinhas: pedir para falar com o chefe (o mano do tridente e dos chifrinhos) e mandar ele ir para o quinto dos infernos de uma vez por todas, me deixando em paz para curtir o meu mau humor sossegada.

1 Comentários:

Blogger Jessica Rose disse...

Respondendo sua pergunta : o que faz um telemarketing ligar nos horários inapropriados ? Necessidade!
O trabalho do operador é fazer ligações, não é perseguição com um cliente ou nada do gênero.Mas você talvez não saiba o que é realmente precisar de um emprego.

Provavelmente você não conhece a operação de um call center ativo.A pessoa fica recebendo fichas a todo momento e tem que ligar para todas, não pode pular ou disfarçar que está trabalhando (pois além dos supervisores, há o pessoal da monitoria fazendo escuta).Se o horário de trabalho da pessoa sábado inicia às 7h da manhã (porque tem empresas que realmente não respeitam esse dia), ela vai ter que ligar para alguém nesse horário, não pode virar para o supervisor e falar "Não, só vou ligar depois das 10h porque os clientes já estão acordados."

Eu acho engraçado que os paulistas sejam os que mais odeiam o telemarketing.Em uma cidade tão caótica, com tanto desemprego, violência e grande maioria da população com níveis educacionais baixíssimos... Eu sei porque cobrei São Paulo por 6 meses e os clientes me explicavam a situação da cidade e do estado.O telemarketing é um emprego, que pode ser " coisa do demonio" para você, mas é digno.Muito mais digno que o de muitos empresários paulistas que sonegam impostos e praticam diversos atos ilegais.E a mensalidade da faculdade das filhinhas pseudo-intelectuais deles ( essas que gostam de escrever posts ofendendo alguma classe trabalhadora, mas não sabem nem de onde vem o dinheiro do papai e da mamãe).

04 junho, 2009 16:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial